domingo, 22 de abril de 2018

Dia de finados


Um dia de finados em minha infância na cidade de Mirassol (SP), vi pela primeira vez um esqueleto humano que retiraram de um túmulo. Se não estou enganado, fazem isso para dar espaço no túmulo para um novo morto. Eu olhei para a pilha de ossos dentro de um saco plástico e achei aquilo a coisa mais engraçada do mundo, depois não dormi de noite... Nunca me esqueci dessa história e, em 2002, quando relatei o acontecido no formato em que está logo abaixo, eu tinha 29 anos!



Na minha idade nova
  Sem saber mais que cinco anos
    ─ Decerto era de manhã
  Pelo cemitério mirassolense

Para andar só
  Entre túmulos
Deixei
        Mãe
        Pai
        Irmãos

Andando só
Encontrei num saco aberto
Um esqueleto depositado
    ─ Feito lixo
    ─ Feito resto

O crânio exposto sorria
    Sorria sobre ossos amontoados
 Ria, sarcástico, dos meus cinco anos

Seu olhar profundo de órbitas vazias
Mostrava também haver tido cinco anos
    ─ Haver depois tido muito mais que cinco

Mostrava meu futuro num saco aberto
    ─ Feito lixo
    ─ Feito resto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buenos Aires: Facultad de Filosofía y Letras

  Fazia parte dos planos de passeios por Buenos Aires visitarmos uma universidade, mais especificamente, um curso de Letras. Isso porque sem...